Imobiliária Mapa - A sua Imobiliária em Indaial e Timbó

(47) 3333-0621

(47) 3382-6120

Busca rápida de Imóvel

13 Dicas para Alugar o Apartamento Certo!

13-dicas-para-alugar-o-apartamento-certo
Sumário

1 – Custo Fixo

Se você já morou sozinho, deve ter mais ou menos uma ideia de quanto é os seus gastos mensais com luz, água, telefone entre outras contas, e isso tudo deve ser somado junto ao valor do aluguel. Mas se você está saindo da casa pela primeira vez, não se esqueça de fazer uma média destas continhas que devem também ser consideradas.

2 – Quanto você pode pagar em aluguel e de condomínio?

Este é um dos itens principais. O Financeiro. Quando estiver escolhendo o apartamento na lista de possibilidades disponíveis não se esqueça de colocar na ponta do lápis o valor do condomínio do prédio, se houver e somar isso ao aluguel para saber seu gasto real mensal, muitas pessoas calculam somente o valor do apartamento em si e esquecem dos “extras”.

3 – Localização 

Procurar um apartamento bem localizado é um dos pontos mais importantes para quem está buscando um novo lar. Mas o “bem localizado” vai variar e depender do seu perfil como morador. Leve em consideração o que está perto do local onde vai morar. Seu trabalho, escola, farmácias, ponto de ônibus e um bom super mercado, podem fazer diferença na escolha. Procure algo que beneficie e agrade você ao mesmo tempo.

4 – Posição do sol

Muitas pessoas não se atentam a este detalhe. Mas procure ver quando o sol bate no apartamento, em que direção e quais os horários, afinal se o sol quase nunca entra, ele pode ser úmido e você terá sérios problemas com mofo.

5 – Você gosta de animais estimação?

Se você tem um bichinho ou pretende ter um é sempre bom consultar as regras sobre a aceitação de animais.

6 – Acústica

Se você é muito barulhento, gosta de receber visitas, fazer um churrasco ou toca algum instrumento musical, é bom ver se as paredes do apartamento são grossas e possuem boa acústica. O mesmo vale para seu vizinho, se você não quer se incomodar com barulho fique atento.

7 – Garagem

Se você tem carro, dê preferência a prédios com garagem, ninguém quer deixar o automóvel na rua o tempo todo certo? Se você tiver um carro e o prédio não tiver garagem, cogite alugar vagas em estacionamentos da região. Verifique a posição, tamanho e o local da vaga de garagem do apartamento para ver se condiz com o seu carro.

8 – Área de Lazer

Consulte se o prédio possui área de lazer, espaço para caminhar e praticar esportes.

Muitos afirmam que esta área nem sempre será utilizada devido a correria do dia a dia. Mas se você tiver filhos ou gosta de atividades ao ar livre, a história é outra.

Você deve estudar a ideia de um apartamento com mordomias, como piscina, piscina infantil, sauna, playground, sala de jogos, quadra de esportes, etc. Caso o prédio não disponha dessas áreas de lazer, dê uma volta pelas redondezas e procure por parques e praças próximas.

9 – Segurança

Para evitar surpresas depois que você já tenha se mudado, procure visitar a região do apartamento em horários diferentes, como à noite e nos finais de semana. Questione os vizinhos ou pergunte nos comércios sobre como é o movimento das ruas mais próximas.  Antes da fazer a sua mudança, troque o segredo das fechaduras das portas externas, garantindo que somente você possui as chaves para entrar em seu apartamento.

10 – Faça a escolha certa

Por fim, nossa dica é “Não tenha pressa”. Mesmo que você precise se mudar urgentemente, prefira tirar um tempo para pesquisar a melhor moradia, você merece viver em um local aconchegante, funcional e bonito!

11-Regulamento Interno

Leia atentamente o regulamento interno do condomínio. Verifique no seu prédio, com o síndico ou zelador, como deverão ser pagas as despesas relacionadas ao condomínio, bem como os horários de entrada e saída de mudanças.

12 – Fundo de reserva
Esta despesa em regra geral compete ao proprietário do imóvel, salvo utilizado para pagamento de despesas ordinárias.  Havendo lançamento de rateio e fundo de reserva em sua taxa de condomínio, solicite o ressarcimento.

Importante: Não acumule meses de Rateio e Fundo de Reserva, solicite o ressarcimento mensalmente.

13- Conservação do imóvel:

Conserve o imóvel locado como se fosse seu, evitando assim maiores despesas no encerramento da locação.

Com todas essas dicas ficou fácil escolher o melhor apartamento para morar! Mas se ainda estiver com dúvidas, não deixe de escrever pra gente!

Gostou do conteúdo? Compartilhe:
Picture of Imobiliária Mapa
Imobiliária Mapa

A Mapa imobiliária de Indaial e Timbó está há mais de 34 anos no mercado imobiliário, participando da realização do sonho de muitas pessoas!