Imobiliária Mapa - A sua Imobiliária em Indaial e Timbó

(47) 3333-0621

(47) 3382-6120

Busca rápida de Imóvel
  • Home
  • >
  • Dicas
  • >
  • Timbó: Uma cidade Tranquila e aconchegante para morar

Timbó: Uma cidade Tranquila e aconchegante para morar

timbo-uma-cidade-tranquila-e-aconchegante-para-morar1
Sumário

Um pequeno município no Vale Europeu, em Santa Catarina, chama a atenção pela riqueza de suas belezas naturais. Estamos falando de Timbó, uma cidade onde se pode contemplar rios de águas limpas e encantar-se com o verde exuberante por todo seu território, classificada pela ONU como a 10ª melhor cidade do país para se morar.

Os habitantes da cidade concordam e complementam afirmando que ainda é possível ouvir o canto dos pássaros pelas matas que cercam a cidade. Com ruas bonitas, floridas e casas com uma arquitetura baseada nas raízes da cultura européia (germânica e italiana), Timbó é também conhecida como “a Pérola do Vale”.

Outro aspecto positivo é a qualidade no ensino, a organização e o trabalho em equipe, seja na indústria, patrimônio público, no cuidado com as casas e jardins, na hospitalidade e na simpatia do povo. A arquitetura das casas chamam a atenção de quem passa pela cidade, pois muitas delas ainda preservam o estilo típico europeu. O capricho dos moradores é perceptível, os jardins estão sempre bem conservados e floridos. Vale observar que pelas ruas dos bairros não são apenas os garis da prefeitura que varrem as calçadas, mas também os próprios proprietários, fazer questão de deixar as ruas limpas em frente as suas casas e comércio! É assim, com a ajuda de todos, que a cidade se mantém limpa e agradável.
Fundação.

Timbó foi fundada pelo imigrante alemão Frederico Donner em 12 de outubro de 1869 e elevado a município em 25 de março de 1934. Ele construiu sua moradia e a primeira casa comercial às margens do rio Benedito. Logo chegaram outras famílias alemãs e nos anos seguintes vieram também os imigrantes italianos. O município de Timbó fica a 8 km da BR 470, a 10 km da cidade de Indaial e 170 km da Capital Florianópolis.

– Área Urbana

Neste ambiente urbano vivem 80% da população. Comparada com outras cidades do estado, Timbó ainda é tranquila, com índice baixo de violência trazendo mais qualidade de vida. Tudo em Timbó foi construído aos poucos, as casas, os campos para a lavoura, as estradas. As comunidades viviam bastante isoladas e, para fomentar sua vida social, começaram a erguer as igrejas, as escola e comércios em geral.

– A origem do nome – Timbó

O nome da cidade é o nome de uma planta da família das Leguminosas e das Sapindáceas encontrada pelo Sr. Fritz Müller em uma de suas andanças e pesquisas na mata atlântica do Vale do Itajaí. Dizem que sua seiva é tóxica para os peixes. Os nativos indígenas, dessa região obtinham-na a partir da maceração dos cipós e quando colocavam a substância no rio, os peixes ao redor ficavam tontos ou mesmo morriam e, dessa forma, facilitava-se a captura.

– Desenvolvimento

A economia que se baseou inicialmente na agricultura, passou a apoiar-se na indústria. O setor rural recebeu melhorias técnicas e financeiras e a produção aumentou. Os imigrantes transformaram o Vale do Itajaí na região de maior produção industrial do Estado e na segunda região de maior produção agrícola. 

Para os visitantes Timbó pode não oferecer grandes pontos turísticos como vemos em outras cidades ao redores, mas certamente o que se encontra na cidade é marcante pela simplicidade e beleza misturadas. Alguns dos pontos turísticos ficam ainda mais bonito nesta época do ano, como o Morro Azul (Parque Ecológico Freymund Germer) e o Jardim Botânico (Parque de Exposições Franz Damm). Na cidade encontra-se o Complexo Turístico da Thapyoka e diversos Museus e praças em destaque a praça Frederico Donner onde está estabelecida a casa enxaimel de artesanato e a MAPA IMOBILIÁRIA TIMBÓ.

Conheça a encantadora cidade de Timbó, um ótimo lugar para morar, são diversas opções de casas e apartamentos, a grande maioria envolvida pelas tranquilidades de uma vizinhança segura.

Gostou do conteúdo? Compartilhe:
Picture of Imobiliária Mapa
Imobiliária Mapa

A Mapa imobiliária de Indaial e Timbó está há mais de 34 anos no mercado imobiliário, participando da realização do sonho de muitas pessoas!