+ Comparar Imóveis
Conheça 12 tipos de casa e descubra qual é o mais adequado para você.
Dicas
10 Dez 2020

Conheça 12 tipos de casa e descubra qual é o mais adequado para você.

Antes de escolher o imóvel que vai abrigar você e sua família ou, até mesmo, seus negócios e investimentos, é bom conhecer todas as possibilidades que existem no mercado. Assim, fica mais fácil aprimorar as escolhas e seus critérios. Pois antes de comprar uma casa, você já tem as necessidades que demandam a compra. Então é preciso saber qual o modelo ideal para suprir a tal necessidade. Por isso, este artigo vai apresentar os principais modelos de casas disponíveis em nossa região. Confira qual é o melhor para você.

 

1. Casa de alvenaria

É o modelo de casa mais construído no Brasil. Além de permitir mais liberdade no projeto, pode ser ampliada depois de pronta. É feita com areia, pedra, cimento, cal, água, tijolos, vigotas e lajotas. Tudo fácil de encontrar. Tem mão de obra e manutenção mais baratas, maior resistência ao tempo, ao fogo e a cupins, além de ter mais estabilidade.

2. Casa de madeira

O segundo modelo mais comum do País, a casa de madeira tem menor tempo de construção. Por ser mais específica, a manutenção pode ter custos um pouco mais elevados que a da casa de material. Se for pré-fabricada, reduz gastos com energia, materiais e mão de obra.

3. Casa mista

Reúne qualidades da casa de alvenaria e da casa de madeira. Pode ser confortável e ter um bom custo–benefício. Facilita modificações e ampliações, principalmente, nas partes de madeira.   

4. Casa com jardim e/ou horta

Além de oferecer mais espaço externo, o jardim proporciona mais beleza e vida à propriedade. Além de deixar o ar mais puro e leve, o ambiente se torna o melhor cenário para a viver o bem-estar. Se isso incluir uma horta, você pode cultivar muitos dos seus alimentos em casa.

5. Casa com piscina

A piscina é sempre sinônimo de diversão. Ainda mais quando a região é quente como a nossa. Além do lazer e do relaxamento, ela também pode compor e se harmonizar com belas paisagens. Aliás, sua própria estrutura serve como decoração e valoriza o seu imóvel.  

6. Sobrado

São as casas de dois andares que podem ter uma ou duas residências. Se forem duas, cada residência fica em um andar. Se a estrutura for para uma casa só, ela é ideal para grandes famílias pois oferece mais cômodos, e mais privacidade sem ocupar muito espaço no terreno. Se incluir duas casas, é perfeita para famílias com filhos maiores, que já estejam casados e busquem independência.

7. Casa duplex ou tríplex

Essas casas ocupam dois ou três pavimentos sem usar muito espaço do terreno. Seus ambientes podem ter áreas enormes, com muitos cômodos e um pé-direito alto. São casas para famílias grandes e com possibilidade de acesso às escadas. Podem ser adaptadas.

8. Casa geminada

Esse tipo de casa traz benefícios para o seu bolso. Como compartilham a mesma rede elétrica, tubulação de água e esgoto, a construção é mais barata. Como também compartilham telhado e parede, sobra espaço no terreno e dinheiro para fazer outras obras. É acessível e confortável.

9. Casas populares

São casas construídas por meio de programa sociais do governo. Geralmente sua área tem cerca de 50 m² e, no máximo, seis cômodos. São ideais para casais jovens, famílias pequenas com até duas crianças ou casais de idosos, sem filhos ou com filhos adultos e independentes. Possuem os preços mais baixos, com prazo e condições especiais de pagamento.

10. Casas com 3 quartos 2 banheiros

São casas maiores que ocupam mais espaço no terreno. Porém, oferecem excelente comodidade por meio de ambientes mais amplos. Com três dormitórios, a privacidade é maior e famílias com até três filhos podem viver tranquilamente nessa configuração.

11. Casas com mais de 3 quartos e 2 banheiros

São casas muito grandes para abrigar toda a família. Se for térrea, vai ocupar mais espaço no terreno, mas com bastante privacidade e bem-estar. Como é mais espaçosa, geralmente a acessibilidade também é mais facilitada. Também é ideal para receber visitas.

12. Casas de alto padrão e mansões.

São casas com estruturas enormes, além de diversos cômodos e ambientes especiais. Além de todos os espaços serem muito amplos, elas podem incluir área de festa, quadras para a prática de esportes, área verde, muitos quartos, suítes, salas e banheiros. Geralmente incluem piscinas e um valor de mercado muito alto.

 

Agora você já conhece os principais modelos de casa, considerando tanto o sistema construtivo e a estrutura quanto a configuração do imóvel. Mas o importante mesmo é saber que sua necessidade cabe exatamente num imóvel construído para atendê-la. Em caso de dúvidas, é só fazer um comentário abaixo. Mas se precisar encontrar o imóvel adequado para sua realidade, pode entrar em contato com a Mapa. Estamos aqui para responder suas perguntas e atender você do melhor jeito possível.

Imóveis Relacionados

Apartamento no bairro Padre Martinho Stein em Timbó

2 quartos1 vagas1 suítes71.86 m² área total
R$ 270.000,00

Apartamento no bairro Tapajós em Indaial

2 quartos1 vagas1 suítes90 m² área total
R$ 200.000,00

Postagens Relacionadas