+ Comparar Imóveis

Imobiliária em Indaial

Telefone Indaial
(47) 3333-0621
Whatsapp Indaial
(47) 98431-6551

Imobiliária em Timbó

Telefone Timbó
(47) 3382-6120
Whatsapp Timbó
(47) 98404-9303
Importância da Imobiliária no Processo de Locação de Imóveis
Locação
27 Abr 2017

Importância da Imobiliária no Processo de Locação de Imóveis

Muitas pessoas, sejam elas proprietários ou inquilinos, se perguntam, por que vou locar o imóvel através de uma Imobiliária? Qual a diferença entre locá-lo diretamente entre o proprietário e inquilino?

A resposta é simples, segurança, comodidade e tranquilidade!

O principal papel da Imobiliária é intermediar e garantir os direitos e deveres, tanto do proprietário como do inquilino. Para que isso ocorra, um contrato de locação é essencial. Ele deve prever e regulamentar todas as situações que envolvem o processo de locação, desde a entrada no imóvel, até a rescisão do contrato.  As cláusulas contratuais, assim como todos os aspectos da Locação de imóveis urbanos, são regulamentadas pela Lei do inquilinato (LEI No 8.245, DE 18  DE OUTUBRO DE 1991.).

As Imobiliárias especialistas em locação irão identificar o melhor imóvel para cada perfil de inquilino, ou seja, um imóvel que atenda todas as suas necessidades,  como localização, quantidade de dormitórios, valores, segurança, restrições de condomínios,  entre outras. Desta forma, a duração da locação e permanência do inquilino no imóvel é maior, gerando menos transtornos de mudanças frequentes para os inquilinos, e menor rotatividade de locações para o proprietário.  

A vistoria do imóvel é um relatório que descreve o real estado em que ele foi recebido pelo inquilino, e evita mal entendidos e contratempos ao final da locação. Esse documento é um grande diferencial das Imobiliárias, pois normalmente, na locação direta entre proprietário e inquilino, essa vistoria não é tão detalhada ou ainda não é realizada. 

Na vigência da locação, pode haver vícios no imóvel, necessitando de reparos e manutenções, normalmente as Imobiliárias dispõe de uma equipe de manutenção, agilizando a execução dos serviços para o Inquilino e auxiliando o proprietário na resolução do problema.

Nas renovações de vigência da locação, a Imobiliária faz a avaliação do valor do aluguel, de acordo com valor justo de mercado, e faz a negociação com as partes, sempre objetivando a permanência do Inquilino no imóvel e a valorização correta do patrimônio do Proprietário. 

A Imobiliária objetiva um término harmonioso da locação, sem gerar conflitos entre proprietário e locatário, fazendo cumprir os deveres e direitos de cada um deles, a exemplo  da exigência de pintura interna e conserto dos danos causados pelo Inquilino no imóvel. Essas situações de conflito ocorrem principalmente por falta de conhecimento e de esclarecimento no processo inicial da locação e também, durante toda a vigência do contrato. Com uma Imobiliária especializada e perita em locação, dificilmente isso irá ocorrer. 
Por fim, a Imobiliária irá intermediar assuntos, servindo como um mediador, para que as situações sejam resolvidas de uma forma positiva para ambas as partes, agilizar e facilitar, tornando mais prático o dia a dia de Proprietário e Inquilino, realizando um trabalho eficaz e com competência.

Autora: Juçara Schulz Köpp
Cargo: Gerente de Locação 
Empresa: Mapa Imobiliária Ltda

Imóveis Relacionados

Casa no bairro Araponguinhas em Timbó

2 quartos1 vagas90 m² área total
R$ 800,00

Apartamento no bairro Imigrantes em Timbó

2 quartos2 vagas1 suítes92 m² área total
R$ 850,00

Postagens Relacionadas